Menu


A História do Reggae

01 OUT 2015
01 de Outubro de 2015

O que é o Reggae

 O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica no fim dos anos 60. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso.

O Reggae é tido pelos próprios Rastas como sendo a musica de Jah (Deus), primeiro por Ter a mesma batida do coração e depois pelas mensagens, com letras principalmente de caráter religioso, de protesto racial, político e problemas típicos de países pobres.

Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica.

Precursores

Embora tenha sido influenciado fortemente pela música tradicional africana e caribenha, assim como pelo rhythm and blues americano, o reggae traça sua origem direta ao desenvolvimento progressivo do ska e do rocksteady na Jamaica da década de 1960.

O ska surgiu pela primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961, desenvolvendo-se a partir de um gênero anterior, o mento. O ska caracteriza-se por uma linha de walking bass, ritmos acentuados da guitarra ou do piano no tempo fraco, e, por vezes, riffs jazzísticos nos metais. Além de sua imensa popularidade entre os adeptos da moda rude boy, no país, o estilo conquistou muitos adeptos entre os mods, na Grã-Bretanha, a partir de 1964. De acordo com Barrow, os rude boys começaram a tocar deliberadamente os seus discos de ska a meia velocidade, preferindo dançar mais lentamente como parte de sua imagem de durões.

Em meados da década diversos músicos já haviam começado a tocar o ska num andamento mais lento, enfatizando a linha de baixo e os tempos fracos. O som mais lento foi chamado de rocksteady, o nome de um single de Alton Ellis. Esta fase da música jamaicana durou apenas até 1968, quando os músicos começaram a deixar ainda mais lento os andamentos das músicas, e lhes acrescentaram ainda mais efeitos. Os metais deixaram de ser os instrumentos que marcavam a musica, e em seus lugares foi inserido a percussão africana com a batida da guitarra num estilo Rock. Esse ritmo a partir do inicio da década de 70 passou a ser mais lento ainda e com outro nome, agora o Reggae.

The Wailers, uma banda fundada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer em 1963, geralmente é tido como o grupo mais conhecido mundialmente a ter feito a transição por todos os três estágios da evolução do reggae - desde hits de ska como "Simmer Down", para o rocksteady mais lento, até o reggae. Além do Wailers, outros pioneiros importantes do gênero foram Prince Buster, Desmond Dekker, Jackie Mittoo, entre outros.


 Origem do nome e Evolução do Reggae

Existem diferentes versões para a origem da palavra Reggae

Uma delas diz que o termo musical apareceu pela primeira vez no hit de 1968 "Do the Reggay", dos Maytals.

Já o historiador do reggae Steve Barrow credita a Clancy Eccles a alteração do termo streggae ("mulher fácil"), para reggae.

Bob Marley já teria alegado que a palavra reggae veio de um termo espanhol que se refere à "música do rei". Os comentários em To the King, uma compilação de música gospel reggae cristã, sugere que o termo viria do latim regi, que significa "para o rei".

 entretanto a mais aceita é a que este seria uma adaptação da palavra “ragged”, que indica uma roupa suja e rasgada ou a pessoa que a usa. O nome é uma indicação clara das origens do reggae, que nasceu nos barracões de zinco das favelas jamaicanas, em um período de intensa experimentação musical, absorvendo as contribuições do ska e do rocksteady e canalizando tudo em um novo gênero musical.

As expectativas por uma vida melhor, alimentadas no calor da independência da Jamaica, não estavam se cumprindo, o êxodo rural se intensificava, o desemprego aumentava e as condições de trabalho não melhoravam. Os artistas se tornavam porta-vozes da desilusão e da raiva do povo e influíam no direcionamento destes sentimentos. O movimento religioso conhecido como rastafari também alcançou grande repercussão entre a população carente e os artistas do reggae. O forte comprometimento com a denúncia e com a transformação social, juntamente com a mensagem religiosa, se tornaram os fundamentos do reggae. Muitos artistas apareceram nessa época e contribuíram para ampliar a força do ritmo.

No fim da década de 1950, começam surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Spear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae.

 

 Somente a partir da década de 1970, o reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I Can See Clear Now de Johnny Nash, assume o topo na parada musical de várias rádios na Inglaterra e Estados Unidos.

foi a época de maior investimento externo na indústria musical jamaicana, fazendo com que esta repercutisse ainda na cena mundial, tornando o reggae uma força inspiradora para a combalida música popular ocidental. Nesta época o reggae começou a ser ouvido em discos de mega-grupos de rock como os Rolling Stones e Led Zeppelin, passando pelos iconoclastas do punk, como The Clash e The Slits, até os artistas do chamado Terceiro Mundo, como Gilberto Gil no Brasil, Sonny Okusun na Nigéria e Alpha Blondy na Costa do Marfim.

  Várias músicas marcaram a época e alcançaram o topo na lista de sucesso das rádios: I Shot the Sheriff  (versão de Eric Clapton ), Peter Tosh com Legalize It e No Woman  No Cry de Bob Marley.


Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave. Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical : Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.

Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo : Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus entre outros.


Mensagem do dia: 

Nem sempre é fácil manter o seu foco ou dar os passos necessários para que você crie as suas intenções, no entanto, você pode fazê-lo e você não está sozinho em sua busca por um caminho melhor. Lembre-se de reservar um tempo para ver o presente em seu agora, independentemente das aparências externas.
Alguns de vocês estão cansados. Você esteve nesta jornada no que parece uma eternidade e, de repente, velhas coisas estão surgindo, o caminho se tornou difícil, problemas surgem e os desafios se intensificam para saudá-lo. Alguns de vocês estão até dizendo: “Não devia ser assim!”, e nós desejamos lhe garantir que você tem uma grande jornada que exige resistência. Confie que você não entrou neste contrato inconsequentemente e lembre-se disto em todos os aspectos de sua vida. Você tem a capacidade de se comprometer e permanecer na tarefa até que a conclua.
A Orientação é que se lembre de que sem desafios, você não cresceria. Você irá emergir com mais força, mais sabedoria e mais segurança e trabalhará com isto, realizando seus objetivos e intenções.

 

Boa Noite a todos, que nossa semana seja na Paz e no Amor de Jáh

 

"Que a Luz nos guie.
Que a força dos Céus esteja conosco.
Que o Sol nos aqueça.
Que a Lua cuide dos nossos Sagrados sonhos. 
Que o Vento leve Amor aos quatro cantos do Universo.
Que a Água lave as impurezas e renove nossas certezas.
Que a Terra nos acolha em Amor e Abundância.
Que o Fogo consuma o negativo coletivo.
Que a Divindade nos proteja e derrame suas bençãos de Paz.
Que a nossa criança interior nos acrescente Vida..."

 

Sou Patricia Piquê  e até o próximo Irmandade Rasta, toda quinta às 20hs na nossa querida Rádio comunidade Friburgo Fm 104.9

Bjs no coração de cada um de vcs.

Voltar

RÁDIO COMUNIDADE

FRIBURGO 104,9 FM

Rua Frossard, 37
Braunes - NF - RJ
Tel: (22) 2526-0411
Zap: (22) 99938-7490

Tenha você também a sua rádio