Menu


Cicada 3301: Um dos maiores mistérios da internet

04 OUT 2015
04 de Outubro de 2015

A cerca de 2 anos, mais precisamente no dia 5 de Janeiro de 2012, no fórum /b/ do 4chan, foi postada  uma imagem com um texto, dando assim início a toda essa misteriosa brincadeira.

Bem, nessa imagem diz o seguinte:

“Olá. Estamos procurando indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste.

 

Há uma mensagem oculta dentro desta imagem.

 

Encontre-a, e ela colocará você no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.

 

Boa sorte.

 

3301?

 

Isso acabou deixando muitos usuários do fórum um tanto curiosos, o que levou essas pessoas a investigarem a imagem postada no fórum. Abrindo a imagem original em um bloco de notas, ou em algum editor Hexadecimal, pode ver ao final do arquivo uma mensagem: "TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk".

 

Quem possui conhecimentos em criptografia lembrou-se que um dos métodos mais clássicos, no sentido de antigo mesmo, de codificar mensagens era a Cifra de César, assim chamada porque Júlio César a usava para passar informações confidenciais. Consiste em substituir cada letra (ou, nesse caso, caractere) pela que estivesse um determinado número de posições à frente no alfabeto. Por exemplo, se o número em questão for 3, a letra A é substituída por D, B por E, etc., como exemplo para esse método a palavra “inutilidade” vira “lqxwlolgdgh”.

 

 

 

As pessoas que conseguiram resolver essa charada, aplicando a cifra de César com deslocamento de 4 posições (usando o conjunto estendido de caracteres ao invés do simples alfabeto) e chegou a uma imagem de um pato que dizia:

 

“woops!

Só decodificou desse jeito.

Pelo visto você não conseguiu adivinhar como retirar a mensagem.”

 

 

Ou seja, a imagem do pato seria uma zombaria para com as pessoas que pensaram que resolveriam a charada usando um método tão conhecido e difundido.

 

Isso levou os curiosos usuários a analisar a imagem através da técnica da esteganografia, que consiste em esconder mensagens secretas dentro de uma imagem através de mudanças imperceptíveis a olho nu. Descobriram assim um link no Reddit, com postagens embaralhadas e uma sequência de pontos e linhas, além de um “código de livro”, do tipo 1:20, 2:3, 3:5 etc., aplicado a algum texto pré-estabelecido e retira (nesse caso) a 20ª letra da 1ª linha, a 3ª letra da 2ª linha, a 5ª letra da 3ª linha e assim por diante. Após mais uma rodada de especulação e esteganografia em imagens encontradas no Reddit, descobriram que os símbolos estranhos, que eram numerais maias, decodificavam as linhas embaralhadas, chegando a um texto sobre o Rei Artur, em linguagem antiquada. Aplicando a “cifra de livro” a esse material, foi revelada uma mensagem dizendo para ligar em um determinado número de telefone, o qual atendia com uma mensagem gravada dizendo:

 

"Muito bem. Você se saiu bem. Há três números primos associados com a imagem original final.jpg.  3301 é um deles. Você precisa achar os outros dois. Multiplique todos os três números juntos e adicione um ".com" para achar o próximo passo. Boa sorte. Adeus."

 

Então, percebendo que a largura e altura da imagem (509 e 503, respectivamente) são números primos, multiplicaram os dois junto com 3301 e chegaram a 845145127. No endereço indicado, encontraram a imagem de uma cigarra, ou Cicada em inglês, bem como um cronômetro em contagem regressiva. Aplicando esteganografia na cigarra, havia só uma mensagem dizendo que “a paciência é uma virtude” (aliás, frase muito repetida pela Cicada 3301). Ao chegar o momento indicado pelo cronômetro, apareceram uma série de coordenadas. E é aqui que a coisa começa a ficar assustadora.

 

As coordenadas levavam a 14 lugares completamente malucos, espalhados pelo globo: Varsóvia, Paris, Seattle, Seul, Arizona, Califórnia, Nova Orleans, Miami, Havaí e Sydney, entre outros. Nos locais indicados, foram achados papéis pregados em postes.

Até então, muita gente especulava que “3301? poderia ser simplesmente algum nerd sem mais o que fazer, apesar de bastante dedicado e talentoso, só zoando com a galera. Mas, ao colocar imagens ao mesmo tempo em 14 localidades tão distantes como Polônia, Austrália e Havaí, isso só poderia ser algum tipo de organização poderosa, ou pelo menos algum grupo com diversos membros com certa dose de recursos. Fosse o que fosse, a Cicada 3301 não estava de brincadeira.

 

Enfim, juntando as informações de TODOS os 14 lugares (o que necessitou de colaboração de gente do mundo todo), chegaram eventualmente em 2 mensagens, cada uma com um código de livro e uma referência obscura dando dica de a qual livro se referiam, bem como um aviso: “Você já compartilhou demais até aqui. Nós queremos os melhores, não os seguidores. Portanto, os poucos primeiros que chegarem receberão o prêmio.”

 

Os livros em questão eram o Mabinogion, um manuscrito celta da Idade Média, e Agrippa, um poema de William Gibson, bem, os códigos desses livros foram resolvidos, e levaram a um endereço da Darknet, que seria mais ou menos como uma camada mais profunda deep web, sendo assim até mais difícil de se acessar, necessitando usar programas de defesas, ocultar todas suas informações e programas FODAS PRA CARALHO!

 

Pois bem, no endereço conseguido aplicando-se um código a um livro de 1992 que sumia assim que era lido levava justamente a uma sequência de caracteres com .onion no final. O próximo passo era óbvio: jogar isso no Tor e ver onde que ia parar. Entretanto, aqui é onde terminam as certezas em nossa história. Como dito nas últimas mensagens do 3301, eles estavam procurando apenas os melhores. Portanto, após um determinado número de acessos, o site da Darknet simplesmente saiu do ar e nunca mais voltou. Algumas pessoas que dizem ter chegado a tempo afirmam ter recebido um e-mail solicitando que desenvolvessem um programa de criptografia com determinadas características, provavelmente como um teste final; o que aconteceu após isso é um completo mistério, pois os poucos que passaram disso (se é que houve) nunca mais deram notícias.

 

Logo em seguida (no final de janeiro de 2012), foi postada no Reddit uma mensagem final do Cicada 3301, avisando que haviam encontrado as pessoas que procuravam, e dizendo que haveriam oportunidades futuras.

 

Os meses foram passando, e no dia 5 de janeiro de 2013, exatamente um ano após a fatídica convocação, surgiu outra bem parecida, também no 4chan. Os nerds entraram em polvorosa: a Cicada estava de volta.

 

Então começou mais uma vez uma caçada! Porém esses testes só estavam mais difíceis do que o do ano anterior. Especula-se que somente 3 pessoas conseguiram chegar ao final dos testes, e vale também ressaltar que no primeiro teste do ano de 2012 também especula-se que 3 pessoas foram as “sortudas” de serem recrutadas para a cicada 3301

Como era de se esperar, em 5 de janeiro de 2014, a Cicada voltou à ativa. Aliás, tanto esperavam por isso que choveram trolls postando mensagens falsas, que logo foram desconsideradas por não ter a assinatura digital do 3301, entre outras características. Já estavam quase desistindo quando, lá pelas 11 da noite, o twitter usado pelo misterioso grupo no desafio anterior postou um novo convite, semelhante aos anteriores, mas com um tom mais místico, nesse convite dizia:

 

"Olá.

 

A epifania está próxima de você. Sua peregrinação começou. A iluminação está à espera.

 

Boa sorte.

 

3301"

 

Conforme a “gincana”  foi progredindo, a temática mística se mostrou cada vez mais presente. Seguindo a tendência, o desafio é ainda mais cabuloso que o do ano anterior, e apesar de tido bem mais gente empenhada em resolvê-lo, ninguém conseguiu faze-lo, resultando ai em um resultado de 0 recrutados

Bem, a 4ª fase da cicada que é esse ano já se iniciou porém até agora, aparentemente ninguém conseguiu ainda terminar os desafios. Pois bem, vamos analisar uma coisa, 3301 somados separadamente dá 7, um número que pra quem acredita em simbolismos e numerologia tem um significado, um poder muito forte, e sem dizer que o pessoal começou a dizer que 7 então seria o número de pessoas que seriam recrutadas. E se formos somar a quantidade de pessoas que foram recrutadas até agora dá 6, o que logicamente dá a entender que esse ano somente um passaria/seria recrutado para esse grupo tão misterioso, totalizando somente 7 integrantes. E o mais curioso ainda é que se formos por os números de recrutados respectivamente com os anos daria até agora 3300, o que fortalece ainda mais a teoria de que esse ano somente mais uma pessoa seria recrutada.

Voltar

RÁDIO COMUNIDADE

FRIBURGO 104,9 FM

Rua Frossard, 37
Braunes - NF - RJ
Tel: (22) 2526-0411
Zap: (22) 99938-7490

Tenha você também a sua rádio