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Alimentos de Março: O mês dos pescados!

06 MAR 2018
06 de Março de 2018

Fonte: http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/alimentos-de-marco-o-mes-dos-pescados-veja-os-tipos-de-peixes-mais-indicados_a5572/1

Depois da folia de fevereiro, março dá as boas-vindas! O terceiro mês do ano é marcado, além das tradicionais chuvas e do início do outono, por uma variede incrível de alimentos da safra! São muitas frutas, legumes, verduras e, principalmente, pescados, perfeitos para os adeptos da Quaresma, que abstém da carne vermelha e dão preferência à carne branca e aos frutos do mar no cardápio.

"São as águas de março fechando o verão...", já dizia famosa canção de Tom Jobim. O terceiro mês do ano é marcado pelo fim da estação e, também, pela quantidade de alimentos no período de safra. Outro destaque desse mês é o início da Quaresma, que para os religiosos católicos, são 40 dias (desde a quarta-feira de cinzas até o domingo de Ramos, 16 de abril), onde o consumo da carne vermelha é evitado, dando lugar aos pescados. Sendo assim, é hora de adquirir peixes, verduras e frutas frescas, saudáveis e de alta qualidade. Segundo a nutricionista Sheilla Basso a variedade de alimentos nesse mês é grandiosa e vale a pena investir em uma alimentação mais natural: 

"Para comprar hortaliças (verduras e legumes) e frutas de boa qualidade devemos observar se os produtos estão na safra. Adquirir produtos na época de colheita farta garante melhor qualidade, preços mais baixos, produtos mais frescos e saborosos", explica a profissional indicando os pescados que estão em alta:

8 peixes frescos para o mês de Março

1 - Bacalhau: Um dos principais e tradicionais pratos da Páscoa está em período de safra em março. Fonte de vitaminas A, do complexo B e D, o peixe é considerado um alimento magro, de fácil digestão e rico em gorduras boas. Seu consumo favorece a saúde cardiovascular, melhora o sistema imunológico e atua na prevenção de doenças crônicas.

2 - Badejo: Rico em ômega 3, vitaminas e sais minerais, o peixe ajuda a manter o organismo saudável e atuando no bom funcionamento do corpo. Fonte de potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, E e D, o badejo previne as doenças cardiovasculares, reduz os níveis da pressão arterial e ajuda a fornecer energia.

3 - Bagre: Fonte de proteínas e vitamina B12, o peixe ajuda a combater a anemia e outras inflamações do nosso corpo. Esse peixe é considerado "gordo", por conter mais calorias que o badejo, por exemplo, por isso seu consumo deve ser de forma moderada. Versátil, o badejo pode ser feito assado, ensopado, cozido e até grelhado

4 - Cação: Saboroso, leve e com poucas calorias para uma alimentação saudável, o cação é uma ótima opção para compor o prato. Encontrado na costa brasileira, o peixe é fonte de proteínas essenciais para o bom funcionamento do organismo e para completar o quadro nutricional necessário para o nosso bem-estar.

5 - Cavalinha: Nutritiva e deliciosa, a cavalinha é um pouco maior que a sardinha, pequena no tamanho mas grandiosa em nutrientes. Fonte de sais minerais, vitaminas e proteínas, o peixe ajuda a proteger as artérias, torna o coração saudável, prevenindo derrames e AVC, além de combater as inflamações no corpo.

6 - Lula: Um dos frutos do mar mais consumidos, a lula é um alimento que estará muito presente no mês de março. Seu consumo atua na diminuição dos níveis de colesterol, mantém saudável o nosso sistema imunológico e melhora o desenvolvimento do cérebro, prevenindo a demência e outras doenças cerebrais.

7 - Mexilhão: Saboroso, o mexilhão é uma ótima opção para compor o seu cardápio nesse mês. Em alta, o molusco é fundamental para tornar a nossa estrutura óssea saudável, prevenindo a osteoporose, melhora o sistema imunológico e faz bem para a saúde da pele. Além disso, por ser rico em ômega 3, o mexilhão atua em prol do bem-estar do cérebro.

8 - Pintado: Conhecido também no Norte do país como Surubim, o peixe é saboroso e muito nutritivo para o nosso organismo. Seu consumo beneficia o cérebro, nossos ossos e colabora com um coração saudável, outra vantagem do pintado é que o peixe quase não possui espinhos, facilitando o seu consumo.

Outros alimentos destaques para o mês de março

- Verduras: Acelga, Alface, alho poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa.

- Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.

- Frutas: Abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana nanica, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, laranja pera, maçã, mamão, seriguela, pêssego, tangerina e uva.

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