Menu


Primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza teve movimento tranquilo e imunização segue durante toda a semana

25 ABR 2017
25 de Abril de 2017

Diversos postos de saúde e unidades de Estratégia de Saúde da Família continuarão vacinando a população friburguense durante toda esta semana, de acordo com cronograma pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde

62-1

Poucas filas e movimento tranquilo. Assim foi o primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza em Nova Friburgo. Apenas duas semanas após montar um mega esquema de bloqueio e imunização contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou de forma organizada e tranquila a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. Diversos postos de saúde e unidades de Estratégia de Saúde da Família continuarão vacinando a população friburguense durante toda esta semana, de acordo com cronograma pré-estabelecido pelos gestores da pasta.

O Centro de Convivência da Feliz Idade funcionou excepcionalmente nessa segunda-feira, 24, a fim de vacinar a população idosa da cidade. Mas a vacinação continua sendo feita nos postos de saúde de Olaria (Tunney Kassuga), de Conselheiro Paulino (Waldir Costa) e Suspiro (Sylvio Henrique Braune), das 8h às 16h, até sexta-feira, 28. A unidade de São Geraldo (José Copertino Nogueira) também prestará atendimento à população, mas sempre às terças e quartas-feiras. O posto do Cordoeira (Ariosto Bento de Mello), também continuará funcionando, sendo que este na terça e na quinta-feira, das 9 às 12h, e na quarta e sexta-feira, das 9h às 16h.

A vacinação intercalada também continua nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na segunda-feira, 24, as ESF de Olaria, a ESF Olaria 2 e a ESF Olaria 3, vacinaram a população daquele bairro. Nesta terça-feira, 25, a vacinação será feita nas unidades de ESF de Amparo, de Nova Suíça e de Varginha, das 8h às 16h. Na quarta-feira, 26, é a vez das unidades de Campo do Coelho, Centenário e São Lourenço. Na quinta-feira, 27, a vacinação será feita nas ESF de São Pedro da Serra, Rio Bonito, Vargem Alta, Mury e Lumiar, nos mesmos horários: sempre das 8h às 16h. Já na sexta-feira, 28, os moradores de Riograndina e do Stucky poderão se vacinar nas ESF de cada localidade.

Quem deve se vacinar

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Lessa, e baseado no que determina o Ministério da Saúde, o público-alvo da vacinação são recém-nascidos de seis meses a crianças de quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres puérperas, de 45 dias após o parto e idosos com idade acima de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (com prescrição médica com indicação da vacina).

Trabalhadores da saúde e professores da rede pública e particular também fazem parte do público-alvo. Mas, para que possam receber a vacina, esses profissionais devem comprovar o seu vínculo com a área que atuam, através da carteira de trabalho ou de outro tipo de documento, tal como, contracheque.

A meta de vacinação é de 90% da população acima descrita, aproximadamente 50 mil doses. No ano passado (2016) foram disponibilizadas 47 mil doses da vacina, porém esse ano (2017) os professores foram incluídos no público-alvo.

Não há necessidade de intervalo entre as vacinas da febre amarela e gripe Influenza

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Lessa, ressalta a importância de a população procurar os pontos de vacinação o mais breve possível, antes que se inicie o período mais frio do ano e, consequentemente, com maior índice de contágio de gripe.

Ana Paula Lessa ressalta que não há necessidade de um intervalo entre as vacinas contra a febre amarela e a gripe Influenza. Ou seja, mesmo quem se imunizou recentemente contra a febre amarela pode tomar a vacina contra a gripe tranquilamente.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça que a vacina contra a pneumonia não é ofertada pelo SUS a todos os idosos. Apenas os idosos acamados têm o direito de receber pelo SUS a vacina.

Voltar

RÁDIO COMUNIDADE

FRIBURGO 104,9 FM

Rua João Heringer, 387
Braunes - NF - RJ
Tel: (22) 2526-0411
Zap: (22) 99938-7490

Clique aqui para editar.

Tenha você também a sua rádio